Dias da Energia 2015: trazer a energia segura, limpa e eficiente para junto de nós

Os Dias da Energia da União Europeia ajudam a divulgar informação sobre as energias seguras, limpas e eficientes. Espera-se que cerca de 500 apresentações, workshops, exposições, concertos, jogos, passatempos, cartazes e outras atividades atraiam muitos milhares de visitantes de toda a Europa e do resto do mundo. Quase um quarto dos eventos irá decorrer em Bruxelas durante a Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) e a Conferência sobre Políticas, sendo os restantes organizados durante o mês de junho em locais espalhados pelos 28 Estados-Membros da UE e países associados, incluindo a Turquia, a Sérvia, a Moldávia, a Geórgia, a Ucrânia, a Noruega e a Islândia.

Empresas privadas, poderes públicos, agências no domínio da energia, ONG, cooperativas, câmaras de comércio e indústria e associações de consumidores, meios de comunicação social, estabelecimentos de ensino e centros de investigação e tecnologia irão acolher o entusiasmante calendário de eventos deste ano.

Conheça os Dias da Energia que terão lugar perto de si – ou, ainda melhor, proponha o seu próprio Dia da Energia!

O pano de fundo: mais do que um Dia ou uma Semana

Os Dias da Energia são uma característica fundamental da EUSEW, que procura divulgar boas práticas, inspirar novas ideias e construir alianças para ajudar a moldar a União da Energia da UE. No seu décimo ano, a EUSEW é o evento emblemático da Europa para todas as partes interessadas que exploram as melhores formas de alcançar os objetivos da UE em matéria de energia e de clima. Organizada com o apoio a Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) e em consulta com a Comissão Europeia, inclui atividades dedicadas às soluções de eficiência energética e energias renováveis em toda a Europa.

Este ano, a Conferência sobre Políticas anual em Bruxelas, que decorrerá de 16 a 18 de junho, centra-se no papel dos consumidores responsáveis na nova União da Energia. Neste contexto, os Prémios de Energia Sustentável reconhecem os melhores projetos do ano no domínio das soluções de eficiência energética e energias renováveis. Os vencedores serão anunciados por Jerzy Buzek, antigo primeiro-ministro polaco e atual presidente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) do Parlamento Europeu, numa cerimónia a realizar em Bruxelas no dia 16 de junho.

Miguel Arias Cañete, Comissário da UE responsável pela Ação Climática e pela Energia, Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão Europeia encarregado da União da Energia, e outros dignitários estarão também presentes para celebrar em estilo o 10.º aniversário da EUSEW.

Inscreva-se na Conferência sobre Políticas da EUSEW até 8 de junho!

Consulte o programa da Conferência para mais informações!

Energy Days Portugal